Noticias Portugal
03 dezembro,2020
De: Yara Portugal
O tema deste ano "Nem todas as deficiências são visíveis" centra-se na sensibilização e compreensão das deficiências que não são imediatamente detectáveis, tais como doenças mentais, dor ou fadiga crónica, deficiência visual ou auditiva, diabetes, lesões cerebrais, distúrbios neurológicos, diferenças de aprendizagem e deficiência cognitiva, entre outros.
De acordo com o Relatório Mundial sobre Deficiência da OMS, 15% da população mundial, ou mais de mil milhões de pessoas, vivem com uma deficiência. Deste número, estima-se que 450 milhões vivem com uma condição mental ou neurológica - e dois terços destas pessoas não irão procurar ajuda médica profissional, em grande parte devido ao estigma, discriminação e negligência.
Aproveitemos então a oportunidade para descobrir os nossos próprios preconceitos sobre as pessoas com deficiência e para aumentar a nossa consciência e conhecimento sobre esta questão. Para o efeito, oferecemos-lhe uma série de reflexões de Yara International para que possa passar alguns minutos a pensar nelas:
Queremos também mostrar-lhe um vídeo que é um grande exemplo de superação e, ao mesmo tempo, fala sobre como a integração de pessoas com diferentes deficiências nas instituições públicas está a evoluir:
Mais informações: http://webtv.un.org/en/ga/watch/jillian-mercado-modelo-activista-y-tiene-distrofia-muscular/5797732373001/?term=&lan=spanish
Ásia e Oceania