111 anos na Península Ibérica

Após a independência da Noruega da Dinamarca e coincidindo com a criação da Norsk Hydro (1905), o primeiro contato de venda de Norsk Hydro para o mercado Iberico ocorreu em 1907 com a importação do primeiro Nitrato de Cálcio da Noruega para Espanha (Kalksalpeter ) através da embaixada Norueguesa em Espanha.

Desde 1907 até à invasão da Noruega pela Alemanha Nazi, em 1942, a Norsk Hydro importo Nitrato de Cálcio da Noruega e gases nobres, além de Bicarbonato de Sódio, Bicarbonato de Amónio e Ureia.

Durante o breve período de ocupação da Noruega pelos Alemães, a empresa tornou-se propriedade Alemã e o seu nome era Unicolor. Desde o final da Segunda Guerra Mundial até 1983, a Norsk Hydro completou a escassa produção Iberica de fertilizantes com Nitrato de Cálcio Norueguês e fertilizantes complexos NPK.

Em 1985-1986, coincidindo com a adesão de Espanha e Portugal à então CEE e a aquisição de grandes empresas europeias: Ruhr Stikstoff, NSM, Fisons, Supra, Cofaz, o mercado foi liberalizado e Norsk Hydro trouxe todos os tipos de fertilizantes, simples, complexo e especiais.

Em 2002, o setor de fertilizantes dissociou-se da marca Hydro mantendo o poderoso navio Viking, continuando a adesão de outras empresas como Phosyn e introdução de novos conceitos e fertilizantes que estão envolvidos ativamente no desenvolvimento de uma nutrição ideal para as nossas culturas.

A experiência em fabricação, tecnologia e engenharia própria assim como o apoyo dos nossos centros de investigaçao junto com a nossa equipe altamente qualificada são os fundamentos da nossa presença contínua (111 anos) no mercado ibérico.