11 setembro,2022

Mais Próximos de Atingir a Redução da Pegada de Carbono na Nossa Cadeia Logística – Projeto TEFCA

De: Dione Junior - Líder de Mudança de Aquisições LEAP

Alinhado com o LEAP, a Estratégia de Aquisições, foi aprovado e celebrado um novo projeto pela Yara em conjunto com o TEFCA - Terminal de Fertilizantes de Cantabria (Cantabria Fertilizer Terminal) e o Grupo Logístico COBASA para reduzir as emissões de CO2 na operação atual em Espanha.

Conforme consta na nova Política de Aquisições Sustentáveis publicada em junho, o objetivo da unidade de Aquisições é desenvolver relacionamentos de longo prazo com os fornecedores que compartilham os valores da Yara e atingir as metas de negócios, com responsabilidade social e ambiental.

Atualmente, na cidade de Santander, localizada no norte de Espanha, a Yara utiliza 3 armazéns diferentes para armazenar os seus produtos, os quais ficam, em média, localizados a 12 km do Porto de Santander. Este projeto prevê a instalação de um novo terminal dentro do Porto de Santander, substituindo, assim, a atual solução. O novo terminal tem dois elementos distintos:

  • Silo plano para armazenamento: seis contentores individuais para armazenar produtos, com dois pontos de carregamento para camiões.
  • Equipamento mecânico para a deslocação dos fertilizantes até ao silo plano e distribuição por contentores.

 

Atualmente, a descarga das embarcações requer cerca de 180 viagens de camião por cada embarcação e um longo tempo de descarga, enquanto o novo terminal utilizará uma correia de transporte cobrindo a curta distância da costa. Considerando toda a operação, é esperada uma redução de 65% das emissões de CO2. Além disso, o novo terminal tem uma capacidade volumétrica 25% maior e uma taxa de descarga 80% superior em relação ao contrato atual, além de contar com painéis solares nas coberturas.

"O compromisso assumido por Yara relativamente à redução de emissões dota a empresa de argumentos comerciais adicionais no mercado, o que nos fornece uma vantagem competitiva. A gestão eficiente do SRM (Administração do Relacionamento com o Fornecedor) abre portas para melhorias operacionais que os nossos parceiros de negócios percecionam como oportunidades de se diferenciarem no mercado, conjuntamente com uma empresa percursora como a Yara.", reforça Adolfo Sanchez, Gerente da Categoria de Armazéns e Terminais.

Como parte do acordo, a Yara beneficiará com a redução dos custos de transporte, as melhorias de segurança e a digitalização da operação utilizando o Sistema de Gestão de Manutenção Computadorizado (CCMS) e o Planeamento de Recursos Empresariais (ERP).

Prevê-se que o novo terminal entre em funcionamento no início de 2023.