29 março,2021

A Yara construirá uma instalação de amoníaco verde na Noruega

De: Yara Portugal

A Yara anunciou planos para construir uma instalação de produção de amoníaco verde com uma capacidade de 500.000 toneladas por ano na Noruega.

No âmbito do compromisso da empresa de redução da pegada de carbono, existe um objetivo de produção de fertilizantes sem emissões de carbono em Porsgrunn, Noruega.

O amoníaco é o ponto de partida para o fabrico dos fertilizantes nitrogenados e é considerado como um novo combustível viável para o transporte marítimo, assim como uma fonte de armazenamento de energia.

O amoníaco verde faz referência à produção de amoníaco, utilizando uma fonte de hidrogénio derivada de um processo renovável. As instalações piloto atuais tendem a focar-se na extração de hidrogénio da água, usando eletrólise, onde a eletricidade é gerada a partir de uma fonte renovável, como a eólica ou a solar.

As propriedades químicas do amoníaco tornam-no ideal para a economia do hidrogénio. Não requer arrefecimento a temperaturas extremas e tem uma maior densidade energética do que o hidrogénio líquido, o que o torna mais eficiente para o transporte e armazenamento.

A Yara é um líder mundial em amoníaco, tanto em produção e logística como em distribuição. Espera-se que o projeto possa estar operacional em 2026. Além disso, a empresa anunciou a avaliação de outro projeto semelhante na instalação de Sluiskil (Países Baixos) utilizando 100 MW de energia eólica marinha, e que poderá estar em funcionamento em 2024/2025.

blobid1.jpg