22 maio,2023
A fábrica será uma das maiores do mundo para estes produtos, que são cruciais para alcançar a segurança alimentar e combater as alterações climáticas.
A nova fábrica permitirá à Yara aumentar a sua presença neste negócio de nutrição vegetal especializada, um dos mercados de mais rápido crescimento na agricultura. As vendas dos produtos especializados em nutrição vegetal e bioestimulantes da YaraVita quintuplicaram nos últimos 20 anos. Estes produtos são formulados para satisfazer as necessidades específicas das culturas ao longo da estação de crescimento e para as ajudar a aumentar a sua resistência às alterações climáticas.
A fábrica, que será construída perto das actuais instalações da empresa em Yorkshire, no Reino Unido, permitirá à Yara duplicar a capacidade dos seus produtos YaraVita quando a instalação estiver operacional, segundo as previsões, no final de 2025, e expandir ainda mais a capacidade de produção, se necessário. Praticamente toda a produção da fábrica será exportada para mercados de todo o mundo.
"Os nossos produtos especializados de nutrição vegetal ajudam os agricultores a aumentar o rendimento e a qualidade sem aumentar a utilização dos solos. Isto não só beneficia os agricultores, como também é bom para o planeta", afirma Monica Andres Enriquez, Vice-Presidente Executiva para a Europa da Yara International.
"Não admira que este mercado esteja a crescer exponencialmente. No meio dos actuais desafios de segurança alimentar e alterações climáticas, é mais importante do que nunca alimentar o mundo com alimentos nutritivos e, ao mesmo tempo, proteger o planeta", acrescenta.
De acordo com a MarketsandMarkets, espera-se que o mercado global de fertilizantes especiais cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,8% entre 2022 e 2027. A CAGR para bioestimulantes cresce a uma taxa ainda maior - mais de 12%, estima a Dun-hamTrimmer, referindo-se ao período entre 2018 e 2030.
Tal como os humanos, as plantas precisam de todos os nutrientes essenciais para prosperar. Os nutrientes especiais fornecidos pelos fertilizantes foliares (aplicados na folha ou no fruto) são tão vitais para o crescimento e a qualidade das culturas como os nutrientes aplicados no solo através dos fertilizantes minerais tradicionais. Os bioestimulantes para as plantas são como tomar vitaminas para os humanos. Ajudam as plantas a adaptar-se melhor às alterações climáticas e a melhorar a eficiência da utilização dos nutrientes.