Armazenamento dos fertilizantes

O armazenamento correto e as práticas de limpeza são sempre importantes para garantir um local de armazenamento seguro.

Os fertilizantes devem ser armazenados num espaço fechado e seguro para proteger o produto do tempo (sol, chuva, neblina etc.) e reduzir o risco de roubos. As condições ideais de armazenamento são:

  • Os fertilizantes devem ser armazenados num espaço fechado e seguro para proteger o produto do tempo (sol, chuva, neblina etc.) e reduzir o risco de roubos. As condições ideais de armazenamento são:

  • Locais fechados capazes de proteger o produto das intempéries e especialmente da luz direta do sol (aquecimento excessivo).Armazenagem interior
  • Ambiente limpo, livre de pó/sujidade e protegido da humidade, que pode causar a formação de pó e empedramento, prejudicando a capacidade de aplicação.
  • Temperatura entre 5 e 30°C (alguns tipos de fertilizante são sensíveis a altas temperaturas).
  • Equipado com paletes para evitar a necessidade de duplo empilhamento.
  • Boa gestão do stock, por exemplo, realizado a partir de um esquema Primeiro a entrarprimeiro a sair.

Armazenamento interno

  1. O ideal é que seja um depósito térreo, feito de material não inflamável (ex.:concreto, tijolo, aço).
  2. Todos os prédios devem ter instalações de ventilação que ajudem a dissipar o calor e a liberar fumos em caso de incêndio ou decomposição.
  3. O chão deve ter uma superfície nivelada, seca e regular, sem buracos.
  4. Limite a altura das pilhas de fertilizante. Pilhas altas de sacos de fertilizante podem ficar instáveis e desmoronar.
  5. Limite o tamanho das pilhas dos sacos de fertilizante de acordo com os regulamentos nacionais, se houver. (300 toneladas para nitrato de amónio (> 28 % N)
  6. Armazene a, no mínimo, 1 metro de distância de beirais e vigas e, no caso de fertilizante em sacos, também de paredes.
  7. Se forem empilhados em paletes, devem estar sobre uma superfície bem drenada. Se você empilhar os paletes, certifique-se de que possui uma base firme.
  8. Não armazene perto de outro materiais a granel que sejam incompatíveis (ex.: ureia perto de fertilizantes à base de nitrato de amónio). Mantenha-os bem separados. Nunca misture fertilizantes. Mantenha cal e fertilizante bem separados. (Ver matriz de compatibilidade e propriedades físicas dos fertilizantes).
  9. Num espaço coberto com uma superfície plana, é possível aumentar a altura em três sacos.
  10. Mantenha o fertilizante longe de qualquer material inflamável. Certifique-se de que haja uma distância de, pelo menos, 5 metros entre os materiais. A maioria dos fertilizantes de azoto contém nitratos que se decompõem quando aquecidos, desenvolvendo óxidos de azoto tóxicos já a 150°C. Alguns produtos podem até libertar óxidos de carbono (CO, CO2) e óxidos de enxofre também.

Compatibilidad de fertilizantesAlmacenaje interior

Depósito externo

  1. Armazene num chão elevado, de superfície seca e suave.
  2. Use uma palete para evitar o contato direto da sacaria com o solo ou a água - em caso de chuva forte. Utilize apenas paletes não danificadas, elas também devem estar livres de farpas e pregos.
  3. A pilha não deve se inclinar, caso isso aconteça, arrume-a imediatamente.
  4. A fim de preservar a qualidade do produto, coloque uma camada de paletes vazias no topo da pilha, antes do enlonamento e/ou dissecação caso haja a necessidade), para evitar a deterioração do produto devido ao calor (como recomendado pelo fabricante/fornecedor).
  5. As pilhas devem ser protegidas para evitar que os sacos fiquem sujos e os filmes plásticos ou lonas devem ser fixadas na camada inferior para evitar danos, o que pode ser causado pela fricção ou atrito.
  6. Verificar a estabilidade da pilha antes de desatar os filmes plásticos ou lonas. As coberturas pode estar impregnada com algas e potencialmente escorregadias e perigosas.
  7. Todos os fertilizantes armazenados fora de armazéns devem ser protegidos com uma lona. Fixar a lona bem em torno do produto. Manter o solo e as calçadas livres de derramamentos de fertilizante.

Para o armazenamento externo, coloque as paletes em cima do fertilizante coberto para proteger contra o dano causado por pássaros à lona e aos sacos.

Para estabilidade e segurança, big bags devem ser armazenados em forma de pirâmide. A altura das pilhas de paletes não deve ultrapassar três paletes, dependendo do produto, da estabilidade do palete e do manuseio do equipamento.

NUNCA enrole as cordas de cobertura em volta das mãos ou dedos. A área de superfície de uma cobertura é grande, e uma rajada de vento é facilmente capaz de levantar uma pessoa do chão ou ferir gravemente suas mãos e dedos. Use luvas quando fizer uma cobertura.

Almacenar al exterior

Armazenagem de fertilizante em silos

Almacenaje en silo

Tenha em mente que alguns fertilizantes são sensíveis a altas temperaturas e não devem ser armazenados em silos expostos à luz do sol. Certifique-se de que o silo esteja bem fechado durante o armazenamento. O abafador, o enchimento e os tubos de ventilação devem estar adequadamente selados para evitar a ventilação.

O fertilizante para armazenagem em silo é descarregado por um camião granel. Durante o enchimento, a pressão não deve ultrapassar 0,15 MPa = 1,5 kgf/cm2. Isso serve para evitar a deterioração do fertilizante (grânulos), criando, assim, poeira (pó). Para um manuseio mais leve, certifique-se de que o tubo de insuflação esteja levemente dobrado com um grande raio de curvatura, sem graus internos ou pontas afiadas.

Armazenagem de fertilizantes líquidos

 

Almacenaje de fertilizantes líquidos

O requisito de armazenagem varia de acordo com a topografia da exploração agrícola e da sua logística de distribuição. No entanto, alguns pontos devem ser considerados ao implantar tanques de depósitos de fertilizantes líquidos:

- As bases dos tanques devem ser de concreto plano em uma base dura. 
- Todos os locais devem estar a mais de 10 metros de distância de qualquer hidrovia. 
- Crie um plano de contingência em caso de derramamento.