Análise de solo e tecido vegetal na batata

As análises de solo antes da sementeira podem ser usadas para se predizerem as respostas do cultivo às fertilizações de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre.

As análises de tecido vegetal (pecíolo ou folha inteira) efetuadas durante a temporada de desenvolvimento proporciona um relatório mais exato sobre o estado nutricional e a probabilidade de distúrbios nutricionais ou carências, sobretudo de micronutrientes. Consulte as tabelas abaixo:

A prática consiste em recolher amostras de tecido foliar da folha madura mais jovem (folíolo e pecíolo) de 30 plantas no princípio da temporada. Isto corresponde geralmente à quarta ou quinta folha a contar da ponta da planta. A meio da temporada, os 30-40 pecíolos da primeira folha nova e expandida juntam-se. Os pecíolos devem-se juntar de várias locações em qualquer campo.

É importante que se tenha cuidado ao recolher amostras para cobre, zinco e manganésio. É necessário que se evitem folhas que tenham sido tratadas recentemente com fungicidas, para se evitarem resultados confusos.

Mediante a análise da casca dos tubérculos, é fácil identificar os níveis de cálcio nos tubérculos. O cálcio tende a concentrar-se na casca da batata, ou imediatamente abaixo dela. Não obstante, ainda não foram estabelecidos padrões para o teor de nutrientes na casca da batata.