Funções do cálcio na produção de citrinos

O cálcio é o nutriente mais extraído pela planta cítrica e um componente estrutural da parede celular, influência na regulação enzimas e fito hormonas.

O cálcio também influencia o alongamento do tubo polínico e a formação da sementes. A planta bem nutrida em cálcio é mais resistente e transcola melhor os nutrientes para parte aérea. 

Efeito do cálcio por fase vegetativa

Estádio Efeito do cálcio
Floração Melhora a retenção de folhas, de flores e o vingamento de frutos
Vingamento de frutos  Promove produtividade e qualidade dos frutos
Crescimento e maturação de frutos Aumenta o crescimento e vigor da árvore,, garante frutos sem defeitos de alta qualidade
Pós Colheita Mantem planta e raiz saudável e em desenvolvimento, melhora o fluxo vegetativo

Orientações Gerais para Aplicação de Cálcio

O uso anual e cumulativo de cálcio gera altas produtividades. O uso de nitrato de cálcio propicia maiores produtividades quando comparado ao nitrato de amónio. A fertirrigação usando nitrato de cálcio é uma maneira altamente eficiente de maximizar a nutrição com cálcio e produtividade. Melhorias significativas no pegamento de frutos podem ser obtidas como resultado da aplicação de nitrato de cálcio realizada imediatamente antes e durante floração.

Deficiência de Cálcio em Citrinos

Existem poucos sinais visuais de deficiência de cálcio nas folhas. As folhas podem apresentar sintomas entre as nervuras similares às deficiências de ferro e manganês, mas raramente ocorrem. Folhas com níveis de cálcio abaixo de 1,6% são deficientes, porém as plantas perdem vigor e começam a desfolhar quando os níveis de cálcio estão abaixo de 3%. 
Plantas deficientes em cálcio ficam atrofiadas devido ao insuficiente desenvolvimento das raízes, com folhagem verde escura. Os principais impactos de deficiência de cálcio são os sistemas radiculares mais suscetíveis à doenças radiculares e frutos mais propensos a rachaduras e ao colapso de albedo.