Declínio do citrinos

O declínio do citrinos resulta em murchamento e declínio das árvores em pomares.

A causa dessa doença ainda não foi bem determinada. 
Não se sabe ainda como controlar o declínio do citrinos e uma vez que as árvores começam a declinar, nunca mais se recuperam. Poda severa de árvores doentes resulta em temporária recuperação do dossel, porém a produção dessas plantas cai novamente quando retornam a produzir frutos. 
Embora a nutrição das plantas não possa erradicar os efeitos ou controlar a doença, há crescentes evidências de que o fortalecimento da árvore devido a uma nutrição adequada pode ajudar a mitigar os seus efeitos.

Calcio y perdida de arboles por declinamiento

O declínio causa perdas de árvores

Investigações sobre 3 variedades de citrinos no estado da Florida (EUA) confirmam que as perdas de árvores por declínio é significativo menor onde se usou o nitrato de cálcio como componente prinicipal no programa de fertilização. A variedade que respondeu melhor foi a Hamlin, onde a mortalidade foi metade.

A través de muchos ensayos de campo se supone que el uso de nitrato de calcio ayuda en reducir el impacto de declinamiento en cítricos. Los árboles son más productivos y producen más años que huertas fertilizadas con nitrato de amonio. En general tienen mejor follaje, son más vigorosos y producen un diámetro más grande, fruto más pesado y con más jugo.