O potássio ajuda a minimizar os danos por geada pela aclimatização das células à formação de gelo, reduzindo a ruptura de tecidos celulares no milho. Variedades modernas de híbridos de milho são relativamente tolerantes ao frio. Porém, apesar de a geada danificar plantas jovens, devido ao ponto de crescimento das plantas estarem ainda abaixo da superfície até que as plantas atinjam o estágio V5 (em torno de 25-30 cm em altura), a perda de plantas não é comum.
A remoção ou morte de tecidos acima desse ponto de crescimento tem apenas um pequeno efeito no crescimento e produtividade quando ocorre nesses estágios iniciais. Se um evento significativo de geada ocorre antes do enchimento completo de grãos de milho, a qualidade da produção pode ser afetada. Uma geada menos intensiva pode causar morte de folhas mas não dos colmos ou das espigas, quando apenas uma porção das folhas são mortas, aquelas que não sofreram danos podem continuar a fazer fotossíntese e contribuir para o enchimento dos grãos.
O potássio fortalece as fibras das plantas, proporcionando colmos mais fortes, e portanto reduzindo quebramento. A deficiência em potássio aumenta a suscetibilidade à podridão de colmos, levando a plantas mais baixas, as quais, apesar da menor estatura, são mais suscetíveis á acama.