As práticas de adubação influenciam significativamente a qualidade dos frutos, incluindo forma, cor, firmeza e vida de prateleira. Essas qualidades são particularmente importantes para tomates frescos.
O grau e o nível desses fatores externos podem ter um grande impacto no preço do tomate e na comercialização. Tamanho e qualidade aceitáveis variam de acordo com o mercado, e a maioria dos países determinam padrões mínimos.
O sabor do tomate é geralmente relacionado com a concentração relativa de açúcares e ácidos no fruto, principalmente frutose e ácido cítrico. A melhor combinação, que confere o melhor sabor, é um alto conteúdo de ácidos e açúcares.
O nitrogênio e potássio são importantes para o aroma do tomate. Excesso de nitrogênio amoniacal influencia negativamente o sabor. O potássio, por outro lado, é o principal nutriente que afeta a qualidade geral do tomate, melhorando a uniformidade na maturação, forma, acidez e sabor do fruto.
Altos níveis de cálcio são importantes para manutenção de firmeza e prevenção de danos devido a desordens ou durante o manuseio e transporte.
Baixos níveis de boro podem levar a uma menor qualidade do tomate para comercialização. O zinco também desempenha um papel importante na manutenção da qualidade dos frutos do tomate.