Influenciar a fitossanidade das uvas de mesa

A deficiência de qualquer nutriente essencial pode impedir o crescimento e desenvolvimento de uma cultura. As culturas bem alimentadas geralmente toleram melhor as doenças do que as culturas onde a nutrição está abaixo dos níveis ideais.

Nutrição vegetal e fitossanidade

Macronutrientes

O Azoto está envolvido em processos metabólicos. É um componente de proteínas e compostos metabólicos que fazem parte da defesa contra doenças. O controle de doenças através do manejo de Azoto é geralmente indireto, mas é uma maneira importante de aumentar a eficiência da produção.

Sabe-se que um fornecimento equilibrado e adequado de Fósforo reduzirá o estresse, melhorará a resistência fisiológica e diminuirá o risco de doenças.

O Potássio sozinho ou em combinação com azoto, fósforo e outros nutrientes pode minimizar a gravidade das doenças. O potássio está envolvido em vários processos metabólicos como regulador de várias vias fisiológicas

yara, uva de mesa, fertilizante

Cálcio é muito importante para proporcionar elasticidade as paredes das células que, por sua vez, aumenta a tolerância da cultura contra o stress abiótico e biótico. Aplicações de fertilizantes con cálcio minimizam a possibilidade de rachaduras no final da temporada. O Magnésio permite o crescimento saudável e o desenvolvimento da cultura. É um componente dos tecidos estruturais e participa de funções fisiológicas e processos bioquímicos.

Micronutrientes 

Boro, pelo seu papel em lignificação e metabolismo de fenol, são indidores os benefícios de boro no mecanismo de protecção das plantas contra a doença. O Cobre é um cofator de sistemas enzimáticos que são necessários na estimulação de sistemas de defesa contra doenças. O Ferro participa de atividades metabólicas durante a respiração, síntese de DNA e fotossíntese. Todos esses processos têm importantes funções no sistema de defesa contra doenças das culturas. O Manganês pode ter efeitos diretos ou indiretos nos mecanismos de defesa das culturas.