Uva de mesa
Zona climática
Tradicionalmente, as uvas foram cultivadas e dão-se melhor entre 34-49 graus de latitude em ambos os hemisférios. Podem ser cultivados em latitudes mais altas, em áreas ensolaradas a baixa altitude, ou nos trópicos secos onde a água de irrigação está disponível. Desenvolve-se melhor durante longos e secos verões e invernos frios. A temperatura máxima do mês mais quente deve ser acima de 18-20 ° C e no mês mais frio deve estar acima de 0 ° C.
Temperaturas abaixo de 17 ° C reduzem a taxa de acumulação de açúcar e prolongam o processo de amadurecimento. Da mesma forma, temperaturas muito altas e baixa humidade também podem reduzir a taxa de acúmulação de açúcar pela redução da fotossíntese. Uma alta humidade aumenta o risco de doenças e pragas. Chuva ou neblina durante a floração podem causar um mau vingamento. Um período de crescimento longo é necessário para um bom amadurecimento das uvas.
Tipos de solo
As uvas são cultivadas em uma ampla variedade de solos, de muito arenosos a argilosos, e podem ter alta ou baixa fertilidade. dão-se melhor em solos férteis e profundos que permitem o desenvolvimento de raízes de até 3 a 5 metros ou mais. Solos que são muito argilosos ou rasos, mal drenados ou com sais ou outras toxinas, não são adequados para uma boa produção porque têm pouca disponibilidade de nutrientes.
A disponibilidade de nutrientes depende de muitos fatores, como o pH do solo, a concentração de nutrientes, a profundidade das raízes, a disponiblidade de água no solo e o uso de plantas de cobertura ou cobertura morta. A videira prefere um pH neutro, mas pode tolerar um intervalo de 4,5 a 8,5. Por exemplo, a vinha em solos alcalinos de pH 7,3 ou superior está sujeita a clorose de férrica.
Ásia e Oceania