27 novembro,2023
"Este é um marco na descarbonização da indústria de difícil absorção na Europa e, para a Yara, é um passo importante para a descarbonização da nossa produção de amoníaco, das nossas linhas de produtos e da cadeia de valor alimentar em geral", afirma Svein Tore Holsether, CEO da Yara International.
"Estamos muito satisfeitos pelo facto de a Yara ter selecionado a Northern Lights como seu fornecedor de transporte e armazenamento de CO2. Este acordo comercial dá-nos a oportunidade de utilizar ainda mais a capacidade do nosso local de armazenamento no Mar do Norte. Confirma o potencial comercial do CSS e demonstra que o mercado de transporte e armazenamento de CO2 está a evoluir rapidamente", afirma Børre Jacobsen, CEO da Northern Lights.
A redução de 800 000 toneladas de CO2 na Yara Sluiskil corresponde a 0,5% do total de emissões anuais (2022) nos Países Baixos. Nos próximos 15 anos, a Yara eliminará aproximadamente 12 milhões de toneladas de CO2 da sua produção em Sluiskil. O CO2 liquefeito será permanentemente armazenado a 2,6 km sob o leito marinho ao largo da costa ocidental norueguesa.
"A Yara Sluiskil está a mostrar o caminho a seguir pela indústria europeia ao dar mais um passo na jornada da descarbonização. Desde 1990, a Yara Sluiskil reduziu 3,4 milhões de toneladas de CO2 por ano da sua produção de amoníaco e fertilizantes, ao mesmo tempo que quase duplicou a sua produção. Agora continuamos a reduzir um dos maiores pontos de emissão nos Países Baixos", afirma Michael Schlaug, Vice-Presidente da Yara Netherlands.
A Yara Sluiskil é uma das maiores fábricas de amoníaco e de fertilizantes minerais do mundo. Ao eliminar e armazenar permanentemente as emissões de CO2 da produção de amoníaco, o amoníaco limpo pode ser utilizado para a produção descarbonizada de alimentos, como combustível de emissões zero para o transporte marítimo, para a produção de energia, para aplicações industriais ou como transportador de hidrogénio.
"O amoníaco limpo pode descarbonizar sectores difíceis de eliminar, como o transporte marítimo, a produção química e a produção de energia. É o que a economia do hidrogénio permitirá, e agora é o momento de começar a utilizar o amoníaco limpo e o hidrogénio para descarbonizar a Europa", afirma Magnus Ankarstrand, Presidente da Yara Clean Ammonia.
Este projeto faz parte da transição estratégica da Yara para descarbonizar e preparar para o futuro os seus principais activos de produção. Para além deste projeto, a Yara está a avaliar potenciais projectos de produção de amoníaco azul em grande escala com CSS nos EUA. Combinando estes investimentos com a sua posição de liderança global em amoníaco, a Yara pode descarbonizar de forma rentável as suas operações premium europeias, diversificando simultaneamente a sua posição energética. Para afetar capital a esta transição, a Yara está a considerar uma série de opções, incluindo a alienação minoritária da YCA, a alienação de activos e outras fontes de financiamento disponíveis.
"O modelo de negócio flexível da Yara provou ser resistente à alta volatilidade. Apesar de um ambiente operacional difícil, obtivemos fortes retornos para os accionistas e progressos estratégicos. Estamos agora prontos para dar o próximo passo em direção à descarbonização. Este é um passo importante para descarbonizar a agricultura e servir os segmentos de amoníaco limpo", afirma Svein Tore Holsether, CEO da Yara International.
O mundo está a aproximar-se de 2030 e é necessário agir para cumprir os objectivos do Acordo de Paris. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou num discurso proferido na Assembleia Geral da ONU em 20 de setembro de 2023: "Podemos e devemos acelerar o ritmo". Em 27 de outubro de 2022, em Oslo, a Comissária Europeia Simson expressou a sua convicção de que "a CSS tem um potencial incrível na nossa corrida para alcançar a neutralidade climática". A CSS oferece uma solução de descarbonização para reduzir as emissões climáticas. O acordo entre a Yara e a Northern Lights dá início ao mercado comercial de CSS na Europa.
O CSS é uma solução de descarbonização rentável e compatível com as infra-estruturas de produção europeias existentes, especialmente no caso da produção de amoníaco e de fertilizantes. Temos de utilizar todas as tecnologias disponíveis para fazer face à emergência climática. As indústrias europeias aguardam com expetativa a estratégia CCUS da UE, que será anunciada no início do próximo ano. Para concretizar todo o potencial desta via de descarbonização, os projectos CCS devem ser apoiados por um quadro regulamentar específico para as infra-estruturas de transporte e armazenamento de CO2.
"Para ter êxito na transição ecológica, precisamos de parcerias fortes e do apoio dos governos e da UE. A CSS é uma parte importante da solução. Juntos, podemos reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa e dar um passo em frente na transformação do sector e na redução das emissões", afirma Holsether, CEO da Yara International.
"A Noruega tem o potencial de fornecer à Europa um armazenamento significativo de CO2, o que ajudará a UE a atingir os seus objectivos climáticos. É uma forma segura e eficiente de gerir as emissões e este acordo prova-o", afirma Børre Jacobsen, Diretor Executivo da Northern Lights.
"Este acordo comercial com a Yara confirma a crescente procura comercial e o interesse político da Europa e do mundo que a Northern Lights está a experimentar. A Northern Lights pode fornecer à Europa a capacidade de armazenamento de CO2 necessária para cumprir os objectivos climáticos globais de forma segura e eficiente", afirma Børre Jacobsen, CEO da Northern Lights.
Factos do acordo
A Northern Lights está a desenvolver a primeira infraestrutura transfronteiriça de transporte e armazenamento de CO2 do mundo. Ao oferecer o transporte e o armazenamento de CO2 como um serviço, a Northern Lights permite a mitigação de emissões industriais inevitáveis e acelera a descarbonização da indústria europeia. Tirando partido de mais de 25 anos de experiência no armazenamento de CO2 na plataforma continental norueguesa, a Northern Lights está na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia CCS. A empresa transportará o CO2 liquefeito dos locais de captura para um terminal de receção em terra no oeste da Noruega, antes de o transportar por gasoduto para armazenamento permanente num reservatório a 2600 metros abaixo do fundo do mar. O CSS é uma solução climática necessária para descarbonizar a indústria e reduzir ou eliminar as emissões industriais de CO2. A Northern Lights, que estará pronta para receber CO2 em 2024, oferece serviços seguros e fiáveis de transporte e armazenamento de CO2 a emissores industriais na Noruega e em toda a Europa. A Northern Lights JV DA é uma Joint Venture (JV) registada e incorporada, propriedade da Equinor, da Shell e da TotalEnergies.