10 outubro,2023

Novas embalagens com plástico reciclado

De: Yara Iberian

A Yara Europe começou a utilizar embalagens mais sustentáveis em todos os mercados. O material é feito com 30% de plástico reciclado pós-consumo (PCR), o que reduz o impacto ambiental das embalagens de plástico da Yara. Este é mais um passo em direção à ambição da Yara de cultivar um futuro agroalimentar ambientalmente positivo.

A iniciativa de embalagem sustentável contribui para os objectivos de desenvolvimento sustentável da Yara e adere a um tratado das Nações Unidas sobre a poluição do plástico e ao imposto sobre os plásticos da União Europeia (UE), juntamente com outros desenvolvimentos regulamentares.

Nicolas Monard, da equipa de Aquisições Indirectas da Yara, tem sido um dos principais intervenientes nesta iniciativa. "Ao minimizar a utilização de plástico virgem e maximizar a utilização de plástico reciclado, a Yara pretende reduzir a pegada de carbono dos materiais de embalagem em 40% até 2030, em comparação com 2021", afirma.

"Se todo o material de embalagem de plástico da Yara na Europa for substituído por plástico PCR, reduzirá a utilização de plástico virgem da empresa em cerca de 3.000 toneladas por ano e evitará cerca de 6.000 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e)", afirma Nicholas.

A Yara está a reduzir o impacto ambiental das embalagens de plástico de quatro formas:

  • Reduzindo a quantidade de embalagens de plástico utilizadas por produto.
  • Utilizando plástico reciclado sempre que possível./li>
  • Assegurar que as embalagens são concebidas para serem recicláveis.
  • Trabalhar com outros membros da cadeia de valor em esquemas de recolha e reciclagem.

A Yara começou a utilizar material de embalagem feito com 30% de plástico reciclado no Reino Unido e na Irlanda em abril de 2022. Fora da Europa, a Yara tem iniciativas de embalagens sustentáveis em África, no Brasil e na Colômbia. Em Espanha e Portugal, estas iniciativas começarão a ser introduzidas gradualmente a partir de outubro de 2023.

A poluição por plásticos é um problema grave para todo o planeta, afectando os ecossistemas, a biodiversidade, o clima e a saúde humana. A utilização de plásticos nos sistemas agro-alimentares e nas cadeias de valor alimentar aumentou nos últimos 70 anos. A utilização generalizada e prolongada de plásticos, associada à falta de recolha sistemática e de gestão sustentável, faz dos plásticos uma importante fonte de poluição do solo e dos ambientes aquáticos.

A União Europeia assumiu a liderança na limitação da utilização de plásticos através da introdução de sistemas de tributação e da implementação de medidas regulamentares. Nicolas Monard, da Yara Indirect Procurement, é um recurso especializado em embalagens na Europa. Trabalhou em estreita colaboração com Jeroen Schoonderbeek e Stefaan Vanhoutte nas Compras Indirectas na Europa e nas Fábricas e Operações Globais para gerir a transição para embalagens mais sustentáveis nos mercados europeus da Yara. O relatório afirma que a Yara continuará a reduzir o impacto das suas embalagens e a contribuir para a redução da sua pegada de carbono.

Sello envases sostenibles
PROCURAR ESTE SELO SUSTENTÁVEL na embalagem.